A sua vida vale muito, qualquer pensamento diferente desse está errado! De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. Com isso em mente e com o objetivo de conscientizar a equipe interna da Ninfa, foi realizada no mês de setembro a entrega de um material educativo alusivo à campanha de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.
Para a psicóloga da Ninfa, Ysabeli Cechinel, a campanha do Setembro Amarelo consegue potencializar a sua mensagem durante o mês, mas o assunto merece atenção durante todo o ano. “Precisamos estar alertas sempre, cuidar com nossas falas e comentários e acima de tudo ter empatia com as pessoas. Não conhecemos as dores dos outros e não devemos nunca fazer juízo de valor acerca daquilo que não vivemos. Um pequeno ato pode ajudar, então mostre apoio caso perceba que alguém que está sofrendo e se essa pessoa for você mesmo não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Poucas palavras podem salvar vidas.”
Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda.” No trabalho esse assunto também precisa ser pautado, já que passamos a maior parte do nosso dia no ambiente profissional. Na Ninfa, a ação foi realizada no setor administrativo pela psicóloga do RH, Ysabeli Cechinel, com o apoio do gestor do SESMT, Cesar Turmina. Na indústria, os líderes fizerem esse importante bate-papo junto à suas equipes durante os DDS (Diálogos Diários de Segurança), que são realizados antes do começo de cada turno.