Ser uma indústria é ter consciência de seu papel na sociedade, logo é preciso apoiar iniciativas que busquem preservar o mundo e reduzir o impacto para a atual e futuras gerações. Por isso, a Ninfa celebra o recebimento do certificado Eco Ludfor, da empresa Ludfor Energia Renovável. O reconhecimento se deve ao compromisso de consumir somente energia proveniente de fontes limpas, totalmente renováveis e que não agridem o meio ambiente.
Para a coordenadora da Qualidade da Ninfa, Elby Fontana, o consumo de energia renovável tem vários impactos positivos no processo produtivo de uma empresa. “De maneira direta impacta na sustentabilidade ambiental e redução dos custos de energia e de forma indireta impacta na qualidade de vida de toda a população. Certamente o uso da energia renovável faz parte de um ecossistema que torna a empresa mais eficaz em diversos aspectos, pois se relaciona com diferentes elementos do ecossistema de qualidade, como a responsabilidade social e ambiental.”
Desde 01 de outubro de 2017, quando a empresa optou por consumir somente energia proveniente de usinas incentivadas pelo Governo Federal, como as eólicas, solares, de biomassa, entre outras, deixou-se de emitir mais de 3 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) em emissão de gases de efeito estufa. Só no ano de 2022, foram 398 toneladas, além da conservação do equivalente a 11.010 árvores plantadas!
Para Suzi Isabel Zanella, do setor de Marketing da empresa Ludfor, o consumo consciente de energias renováveis é fundamental. “A transição para energia renovável no mercado livre de energia traz benefícios a curto prazo (redução da poluição do ar, diversificação da matriz energética e estímulo à economia local) e a longo prazo (diminuição do efeito das mudanças climáticas, aumento da sustentabilidade ambiental, estabilização de preços e estímulo à inovação tecnológica). Essas vantagens ajudam a limitar o aquecimento global, reduzir o impacto ambiental, proporcionar previsibilidade nos preços e impulsionar avanços tecnológicos sustentáveis.”
Suzi também reforça que o certificado Eco Ludfor pode ser utilizado como um indicador ESG – Environmental, Social and Governance, do inglês Ambiental, Social e Governança, no que diz respeito ao pilar de práticas ambientais ligadas ao seu consumo de energia elétrica (indicador que se refere as práticas adotadas por empresas que querem ser produtivas sem afetar questões sociais, ambientais e de governança corporativa).